READING AND NON-FORMAL EDUCATION
  • Home
  • Presentación
  • Quién somos
  • Club de lectura
  • Actividades
  • Resultados
  • Blog
Imagen

Relatorio

14/11/2019

0 Comentarios

 
Sessão de promoção, mediação e animação da leitura - “ho l'infinito davanti-100 libri per crescere liberi” - realizada por Sonia Basílico.


Local – Livraria Aribac, Milão
Data – 16 de fevereiro 2019, pelas 14h.




Relatório da sessão por Estefânia Surreira.

   Sonia Basilico é uma especialista em promoção, mediação e animação da leitura. Esta mediou uma sessão cheia de alegria e entusiasmo, explorando álbuns ilustrados encantadores, de grande qualidade, tanto ao nivel dos textos como das ilustrações. A nossa imaginação viajava entre o texto verbal e o texto icónico, ao sabor da orientação que a mediadora incutia na dinamização dos livros apresentados. Tive ainda oportunidade de conhecer álbuns ilustrados, ilustradores e autores (para mim) desconhecidos até então. A sessão de Sonia Basílico pautou-se essencialmente pela apresentação de diversas técnicas de mediação de leitura, dinamização do livro, a partir das possibilidades textuais e imagéticas aí contidas. Agradou-me de sobremaneira a ideia de que o livro pode ser trabalhado como um todo, ultrapassando a mera esfera do livro ilustrado. O livro como um todo permite uma abordagem mais completa e complexa, mais aberta e mais livre, obriga o mediador de leitura a um exercício de busca de outros sentidos para o livro, a busca de pormenores que podem fazer toda a diferença, no trabalho de mediação de leitura. 
    Tendo em conta os aspetos abordados, o balanço desta sessão é positivo e recomendá-la-ia a outros mediadores de leitura, pela diversidade dos livros e temas apresentados, pela abertura e simpatia de Sonia Basilico e pela visão que nos ofereceu sobre as enormes potencialidades do livro, quando, nas mãos de um mediador “capaz”, este se transforma em livro-objeto. O único aspeto menos positivo que eu destacaria, tem a ver com a duração da sessão, que se prolongou para além do horário previsto, no entanto, isto deveu-se essencialmente ao entusiasmo e curiosidade que a sessão acabou por despertar nos participantes, o que, no final, fez com que muitos apresentassem as suas dúvidas e questões.
   A destacar, por último, o quão interessante e agradável é o local onde decorreu esta sessão. De facto, a livraria Aribac é uma referência na literatura infanto-juvenil, salientando-se também a simpatia e disponibilidade das suas livreiras, sempre prontas, também elas, a dar a conhecer as maravilhas contidas nas estantes e a responder às questões de quem quer saber sobre aquilo que se tem editado na literatura infanto-juvenil.
0 Comentarios

CLUB DE LECTURA:  "Por 13 Razões", DE JAY ASHER

13/11/2019

0 Comentarios

 
Imagen
#Bulingue
#Drama
#Relações interpessoais
#Valores

SINOPSE:
O livro baseia-se na história de uma adolescente, Hannah Baker, que passou por momentos bastante atormentados aquando da frequência da última escola do seu percurso académico. Desde arquitetarem histórias acerca dela, até criarem uma lista de máculas que contribuiu para a má reputação de Hannah, esta adolescente chegou ao limite da sua paciência e aceitação perante ela e os outros...
Antes de decidir o que fazer, Hannah pede a Tony um gravador de cassetes. Compra sete cassetes áudio e começa a gravar mensagens a cada pessoa e/ou colega que contribuiu para a decisão dela. Grave 13 mensagens, cada uma em cada lado, de cada cassete.
A Hannah Baker poderá estar morta e os seus segredos enterrados com ela, mas a sua voz continua viva, ecoando nos ouvidos de Clay e de outros que por bem ou mal marcaram a vida dela.
Este livro alerta-nos para o poder das palavras que proferimos e para as consequências das ações que tomamos. Desperta-nos para temas atuais, que fazem parte da realidade das escolas e dos grupos de pares. É cruel verificar como o bulingue e a alienação transforma a personalidade e a vida dos adolescentes.
A autora transmite muito bem a mensagem que pretende, alertando não só para a crueldade que alguns jovens e adolescentes possuem, mas também para a passividade dos professores, auxiliares da educação e pais. Quando sucede uma situação como a de Hannah, não há apenas um responsável. Todos são responsáveis. Por vezes há sinais de alerta que não são tidos em consideração ou simplesmente é mais fácil ignorar...
Penso que este livro é sem dúvida uma leitura obrigatória. É cativante e fala de temas sensíveis que nos ajudam a refletir sobre certos comportamentos dos adolescentes e a ficarmos mais despertos para o bulingue e as relações interpessoais.
É um livro cheio de emoções. Cada capítulo, lado da cassete, é uma descoberta, um novo facto que envolve a Hannah e outras pessoas que nem imaginávamos na história. É uma leitura fantástica, onde percebemos que a vida é uma bola de neve. Como refere Hannah Baker, uma bola que vai rolando e vai congregando cada vez mais neve, até não ter capacidade para mais.
0 Comentarios

    ¿Quién somos?

    Blog colaborativo del proyecto ACNE: reading and non-formal education.

    Archivos

    Noviembre 2019
    Octubre 2019
    Septiembre 2019
    Agosto 2019
    Julio 2019
    Junio 2019
    Mayo 2019
    Abril 2019
    Febrero 2019
    Enero 2019
    Diciembre 2018
    Octubre 2018
    Agosto 2018
    Junio 2018
    Mayo 2018

    Categorías

    Todos
    Club De Lectura
    Harry Potter
    Reuniones

    Fuente RSS

    Imagen
Con tecnología de Crea tu propio sitio web único con plantillas personalizables.
  • Home
  • Presentación
  • Quién somos
  • Club de lectura
  • Actividades
  • Resultados
  • Blog